O dia 26 de março de 2021 foi um momento histórico para a comunidade quilombola de Bananeiras – Ilha de Maré! Foi iniciada nessa comunidade a vacinação dos quilombolas de Maré.
Com a presença do Secretário de Saúde Leo Prates, as equipes Provida e da Secretaria de Saúde do Município de Salvador tiveram a honra de promover essa ação que foi celebrada com muita alegria pela comunidade, emocionando a todos os que estavam ali presentes.
Foram imunizadas com a primeira dose da vacina 460 pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos.
Nossa enfermeira quilombola Maristela que atua na USF Ilha de Maré e também é marisqueira, foi responsável por vacinar a primeira pessoa da comunidade e ela foi a sua sua irmã Regina, ambas atuantes no movimento de luta pelos direitos da população quilombola. Esse foi um dos pontos altos deste dia!
Outra grande emoção foi a comunidade proclamar o grito de guerra e de luta do Quilombo:
“No Rio e no mar
pescador na luta
Nos açudes e barragens
pescando liberdade
Hidronegócio… resistir
Cercas nas águas… derrubar.”

A vacinação continua até contemplar toda a população residente nas comunidades certificadas como território quilombola com as programações de dia 29/03 na comunidade de Praia Grande e no dia 30/03 na localidade de Maracanã e Martelo (Ponta Grossa e Passa Cavalo).
Motivo de orgulho para o Instituto Provida estarmos presentes e podermos participar de cada ação de saúde que vem trazendo mais acesso e qualidade de vida para a população das Ilhas de Salvador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *