Retomado no último dia 19 de janeiro, o estudo: Soroprevalência e historia natural da infecção por Chikungunya após um surto em uma Ilha de Salvador, Bahia, com os moradores da Ilha de Bom Jesus dos Passos. Nesta data, foi realizado o último treinamento com a equipe do CIEVS/Fiocruz a fim de capacitar os profissionais que estão envolvidos diretamente na coleta dos dados e realização dos testes.O grupo de pesquisa em Arboviroses Virais é coordenado pelo Profº Dr Guilherme de Souza Ribeiro (Fiocruz) e Dra Cristiane Cardoso (Gerente Cievs – SMS).
Todos os moradores cadastrados na USF Ilha de Bom Jesus dos Passos, com idade igual ou superior a seis meses poderão ser incluídos no estudo. O recrutamento e coleta de dados estão sendo realizados na Colônia de Pescadores Z3 de segunda a sexta, das 8 as 16:00h. Além das informações pessoais e condições de saúde, os participantes incluídos estão sendo testados para Dengue, Zika, Chikungunia e COVID-19. Moradores sintomáticos não poderão ser entrevistados, até que estejam sem sintomas gripais.
Os pesquisadores da Fiocruz utilizam a USF Ilha de Bom Jesus dos Passos como ponto de apoio, interagindo com nossa equipe de saúde.
Produzir ciência é enriquecedor para todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *